Perguntas Frequentes


  • #1 Como deve ser preenchida a tag <ExigibilidadeISS> ?
  • A tag <ExigibilidadeISS>  deve ser preenchida de acordo a tabela de dados disposta no manual de integração, porém quando o imposto for devido a outro município a tag <MunicipioIncidencia> deve conter o código IBGE do município de incidência.
  • #2 Eu tenho que fazer os testes com o CNPJ de um de nossos clientes e ele deve se credenciar(utilizando a minha autorização)?
  • Não, os testes podem ser feitos com o Certificado do Desenvolvedor, dispensando a necessidade de vincular desenvolvedor ou o próprio certificado.
  • #3 Devo repassar a autorização para o contribuinte para que ele faça o vínculo de desenvolvedor credenciado? Como ele deve fazê-lo?
  • O próprio contribuinte deve realizar este vínculo. Para tanto, ele deve acessar o sistema Fintel ISS, fazer o login e ir no menu Cadastro > Vincular Desenvolvedor e preencher o código de autenticidade recebido pelo desenvolvedor.
  • #5 Estou realizando o envio por meio de Envelope SOAP e o servidor emite a resposta HTTP 400 Bad request. Como corrigir?
  • "O erro 400 ocorre quando a estrutura do envelope SOAP está incorreta.
  • #6 Como devo informar as TAGs que possuem valor vazio?
  • As tags sem valores válidos não devem ser informadas no XML. Note que se enviar a tag como nula (exemplo: <TagSemValorValido />) ela será avaliada no XSD e retornará erro de validação por causa do tipo de informação contida.
  • #7 Qual a diferença entre o Protocolo de Solicitação e o Protocolo de Autorização e/ou Confirmação ?
  • O Protocolo de Solicitação será utilizado para consultas à solicitação de Credenciamento já o protocolo de Autorização e/ou Confirmação utilizado para confirmar a o credenciamento e efetuar o vínculo de Desenvolvedor.
  • #8 No Arquivo de DMS-e, a tag <RegimeEspecialTributação> é obrigatória?
  • Esta informação não é obrigatória, ou seja é dispensada.
  • #9 Qual a diferença entre o Protocolo de Solicitação e o Protocolo de Autorização e/ou Confirmação ?
  • O Protocolo de Solicitação será utilizado para consultas à solicitação de Credenciamento já o protocolo de Autorização e/ou Confirmação utilizado para confirmar a o credenciamento e efetuar o vínculo de Desenvolvedor.
  • #10 No Arquivo de DMS-e, a tag <RegimeEspecialTributação> é obrigatória?
  • Esta informação não é obrigatória, ou seja é dispensada.
  • #14 Quais os links para Web Service Homologação e Produção?
  • Os links podem ser encontrados nos Manuais de Integração da NFS-e ou DMS-e, disponíveis no site Fintel ISS através do menu Suporte >> Manuais do Sistema.
  • #15 Para testes no ambiente de Homologação, será utilizado o mesmo Certificado Digital?
  • Para testes no ambiente de Homologação, pode ser utilizado tanto o certificado da própria empresa, como o Certificado para Desenvolvedor que se encontra disponível no site Fintel ISS no menu Suporte >> Manuais do Sistema.
  • #16 Quais os modelos de Arquivo XML?
  • Estes modelos podem ser baixados no site do Fintel ISS no menu Suporte >> Manuais do Sistema, intitulado Arquivos de Exemplos em XML.
  • #17 Após enviar o Lote RPS e consultá-lo, o Web Service devolverá a informação das Notas Fiscais geradas através do lote RPS enviado ou deverá ser enviado o método GerarNFS-e?
  • Ao enviar um lote de RPS para ser processado Assíncrono, o emissor receberá o protocolo de processamento e quando efetuar sua consulta, caso seja processado com sucesso, o sistema retornará as Notas Fiscais Geradas, caso o processamento gere algum erro, não é gerado nenhuma nota e na consulta retorna os seus erros. O método de GerarNfse deve ser utilizado quando desejar emitir uma nota fiscal naquele momento, pois ele é um método Síncrono.
  • #18 Caso seja importado um arquivo com o mesmo número de lote qual o tratamento que o sistema vai realizar?
  • R: Caso o lote anterior importado não possua suas notas transmitidas este será retificado pelo novo lote de importação, se as notas já tiverem sido transmitidas o arquivo não será aceito até que seja alterado o número de lote.

  • #4 Quando tento acessar o sistema via conexão segura, mesmo pelo navegador, recebo o retorno de erro 403 - Proibido: acesso negado. O que deve ser feito?
  • O acesso ao sistema via conexão segura exige uma conexão com suporte a handshake por troca de chaves. O erro 403 é gerado quando não existe um certificado válido vinculado na camada de transporte.
  • #11 É obrigatório informar o código do serviço prestado? Pois ninguém informa este, ao emitir uma Nota fiscal (Papel).
  • Conforme inciso X do art. 81 Decreto 442 que regulamenta a Lei 7500 é obrigatório o destaque da base de cálculo, alíquota e o valor do Imposto Sobre Serviços devido. Portanto, o tomador de serviços deve verificar e exigir do prestador de serviços que as informações estejam presentes na Nota Fiscal.
  • #12 Quando deve ser emitido um RPS?
  • A RPS deve ser emitido quando por algum motivo o acesso ao sistema estiver indisponível ( exemplo: sem acesso a internet, ou fora do ar) sendo impraticável a emissão de uma Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.
  • #13 Qual o procedimento a ser realizado quando a mensagem de retorno diz:" Assinatura digital Inválida"?
  • Deve ser verificado o método de geração da assinatura, e por fim verificar se algum item do arquivo foi alterado após a assinatura ter sido realizada.
  • #19 Quando deve ser informado a tag de <MunicipioIncidencia>?
  • R: É obrigatório a sua informação quando o serviço for retido.
  • #20 Qual a estrutura do arquivo deve ser seguida para importação de DMS-e no sistema Online ?
  • R: Deve ser seguida a estrutura especificada no item 6.1 do manual intitulado de “Integração de DMS-e”. A tag principal é a ImportaçãoNotasFiscais.
  • #21 Qual o padrão seguido para a geração dos arquivos de NFS-e?
  • R: O sistema segue o manual 2.0 de especificação da ABRASF.
  • #22 Como deve ser controlado o número de lote dos arquivos importados pelo sistema?
  • R: É sugerido que o número seja gerado sequencialmente, pois o sistema se baseia nesse número para possíveis retificações de importação.
  • #23 O que é o USUÁRIO MASTER?
  • O usuário Master representa e permite o acesso do contribuinte que o cadastrou, é intransferível e composto de usuário e senha. Esta senha tem entre 6 (seis) a 10 (dez) dígitos e/ou letras inicialmente gerados pelo sistema, mas que podem ser alterados posteriormente pelo usuário com caracteres de sua livre escolha. Além desta atribuição o usuário máster tem funcionalidades específicas tais como: o Vínculo de contador. o Atualização dos dados de contato do cadastro do contribuinte. o Gerenciamento de usuários do Tipo Padrão. IMPORTANTE: O usuário MASTER é único por alvará e tem, além das funcionalidades específicas, todas as demais funcionalidades disponíveis para o usuário padrão
  • #24 O que é o USUÁRIO PADRÃO?
  • Diferentemente do usuário Master, o usuário padrão tem apenas características operacionais, ou seja, não tem nenhuma outra funcionalidade específica de nível superior. Obs.: Todos os usuários de nível Padrão só podem ser gerados por usuários de nível Master
  • #25 O que é o USUÁRIO CONTADOR?
  • Para acesso contador, o usuário é criado automaticamente pelo sistema sempre que um contribuinte o vincula como contador responsável, ou também através de solicitação na página inicial do sistema. Assim como o usuário contribuinte, o usuário contador também tem dois níveis (MASTER e PADRÃO). Estes níveis existem para que o contador responsável (master) possa delegar as atividades operacionais a outros usuários (nível padrão) que estejam sob sua responsabilidade.
  • #26 Sempre que o contador for vinculado a um contribuinte, o sistema criará um novo usuário para o contador?
  • Não. Quando o contribuinte confirma o vínculo de um contador, o sistema irá verificar se já existe um usuário para este contador e, em caso afirmativo, o sistema fará apenas o envio de uma informação para o e-mail do contador a respeito do vínculo, mantendo os mesmos dados para acesso.
  • #27 O que é Certificado Digital?
  • Certificado Digital é o documento eletrônico de identidade emitido por Autoridade Certificadora credenciada pela Autoridade Certificadora Raiz da ICP-Brasil – AC Raiz, que certifica a autenticidade dos emissores e destinatários dos documentos e dados que trafegam numa rede de comunicação, bem como assegura a privacidade e a inviolabilidade destes. O sistema poderá ser acessado por meio de Certificado Digital desde que seja validado pelos critérios inerentes ao Certificado Digital.
  • #28 O que é Nota Fiscal de Serviço Eletrônica - NFS-e?
  • Caracteriza-se por Nota Fiscal de Serviço Eletrônica - NFS-e todo documento emitido e armazenado eletronicamente em sistema próprio da Prefeitura, com o objetivo de registrar as operações relativas à prestação de serviços.
  • #29 O que é Nota Fiscal Convencional?
  • É todo documento que tenha autorização prévia para ser emitido (AIDF), com o objetivo de registrar as operações relativas à prestação de serviços em conformidade com a legislação vigente que não sejam NFS-e. A nota fiscal convencional só poderá ser emitida por prestadores de serviços desobrigados da emissão de NFS-e.
  • #30 O que é Recibo Provisório de Serviços - RPS?
  • É o documento que deverá ser usado por prestadores de serviços da NFS-e na eventual indisponibilidade do sistema de emissão online. Neste caso o prestador emitirá o RPS para a transação e providenciará sua conversão em NFS-e, individualmente ou mediante o envio de arquivo (processamento em lote), quando houver uma grande quantidade de RPS a serem convertidos.